Sites Grátis no Comunidades.net
Projecto Quénia
Projecto Quénia

Mulheres Maasai - Nabulu - Aloé Project 

Estamos a apoiar e a trabalhar com este projecto no Quénia!
Espalha esta semente!
Necessitamos de angariar fundos para o projecto, para que continue a ajudar estas mulheres e melhorar a sua qualidade de vida!
Podes ajudar ao participar em qualquer curso ou formação dada por Sílvia da Floresta, uma percentagem do dinheiro das formações irá directamente para o projecto,ou fazendo uma doação através do botão que encontras neste blog!
Começa hoje a ajudar!

 

 

 

Os Maasai são agricultores pastoris, o seu recurso básico de sobrevivência é o gado que tradicionalmente é tratado pelos homens, estes movimentam-se com o gado em busca de pastagens para os animais. Quando isto acontece eles deixam para trás, mulheres e crianças, que têm de tratar de providenciar as suas necessidades básicas por elas próprias. Isto implica que as mulheres tenham de encontrar meios para providenciar comida para a família, custos escolares, tratamentos médicos, entre outros.
Laikipia East é uma área semiárida onde a produção de carvão é a única maneira das mulheres subsistirem. Contudo mulheres observaram que o abate excessivo de árvores trouxe impacto ambiental bastante negativo assim como, falta de chuva e erosão do solo. Quase todos os anos elas enfrentam a fome durante a época pastorícia. Esta situação levou as mulheres em 2008 a criar uma fonte alternativa de rendimentos.
Foi assim que nasceu Nabulu Women Group e o projecto de plantação de aloé começou!
Nabulu ( na língua Maasai quer dizer “ para crescer”)
Este grupo de mulheres está localizado em Kimakandora Laikipia East Constituency in Kenya.
O grupo Nabulu é constituído por 20 mulheres Maasai, entre os 25 e os 39 anos. As mulheres encontram-se regularmente entre uma a duas vezes por semana para aprender ( ler, escrever, falar) Kiswahili, sendo também a altura em que trabalham no produtos feitos a partir do aloé, como: sabão. Cremes, loções corporais, gel de banho, shampoo.
De acordo com a sua cultura as mulheres não têm qualquer direito à educação ou conhecimento, as mulheres são consideradas inferiores e sem quaisquer direitos.
No grupo Nabulu as mulheres tem a oportunidade de receberem educação através do programa de educação para adultos onde recebem e partilham conhecimentos, o que faz com que cresçam em grupo e individualmente, ganhando forças para se poderem expressar sem medo.


Objectivo do grupo Nabulu é: Ajudar as mulheres Maasai a tornarem-se conscientes do seu potencial e poderem ser protagonistas das suas próprias vidas através do desenvolvimento a vários níveis: cultural, espiritual, social, económico.

Este projecto é apoiado pelo PRI Kenia : http://www.pri-kenya.org/blog/2013/the-nabula-aloe-project/

 

Faz uma doação para este projecto!

Envolve-te!

Sabe mais aqui; http://dasementearvore.blogspot.pt/2014/03/mssai.html

ou envia email para silvia.da.floresta@gmail.com